Como Criar Um Bom Curriculum Vitae

Bem vindo Caríssimo amigo visitante aqui do Blog Quero Trabalho Ou Emprego!

Como Criar Um Bom Curriculum Vitae

Muito bem, antes de mais atente no seguinte:
Um Curriculum Vitae bem construído vai ser o ponto de partida para o sucesso de uma candidatura de emprego. É extremamente importante que o faça bem feito.

Se o amigo procura actualizar ou criar um novo Curriculum Vitae, siga alguns exemplos abaixo e fique a saber o que deve e não deve fazer.
Devido à cada vez menor oferta de emprego em oposição à enorme procura, para conseguirmos a atenção do empregador e finalmente sermos chamados para uma entrevista de emprego temos de ter sempre em consideração alguns fatores de enorme importância. Nenhum mais importante que: saber criar e apresentar um bom Curriculum Vitae.






Começando do início, O que é um Curriculum Vitae?


O Curriculum Vitae é o cartão de visita do candidato a emprego que serve como primeira linha de apresentação à entidade empregadora em resposta a uma oferta de emprego. É uma síntese das competências e qualificações académicas e profissionais do candidato. Este documento vai permitir que a entidade que o recebe possa avaliar de uma forma sucinta as competências do candidato ao emprego.





O que deve conter um Curriculum Vitae bem elaborado?


Um Curriculum Vitae bem estruturado deve apresentar o candidato da melhor forma possível e deve atender aos seguintes requisitos:

Ser redigido a computador (ou máquina de escrever :-D :-D) numa folha A4 branca. Nunca utilize papel de cor ou texturado. (A não ser que seja um Curriculum Vitae Personalizado como oportunamente aqui explicarei no Quero Trabalho Ou Emprego)
Hoje em dia o Curriculum Vitae padrão é o Modelo Curriculum Vitae Europass. Mas existem muitos outros modelos de Curriculum Vitae que pode encontrar facilmente na Internet, inclusive preenche-los online. Estes modelos até já têm pré-definidos os campos que deve preencher;
MUITA ATENÇÃO caro amigo, um Curriculum Vitae bem elaborado não deve conter mais do que a informação estritamente necessária à candidatura ao emprego em questão. O Curriculum Vitae é uma síntese das características da Sua pessoa e não o Seu testamento.
Os tópicos devem estar ordenados cronologicamente do mais recente para o mais antigo.

Campos obrigatórios que devem constar no Seu Curriculum Vitae


Um Curriculum Vitae deve ter no mínimo os campos abaixo descritos:

1. Informação Pessoal
Este campo serve para o amigo colocar os Seus dados pessoais, tais como o nome, morada, contactos telefónicos, Facebook, Skype, Linkedin, entre outros. Pode e deve optar por colocar uma fotografia (fotografia que o realce na positiva, para colocar uma fotografia antiga, descontextualizada ou desfocada, vale mais não colocar nenhuma, OK?). 

2. Experiência profissional

Indique sempre a sua experiência profissional, começando pela mais recente até à mais antiga. Indique apenas e só o que considera mais relevante para o emprego em questão e faça-o de uma forma organizada. Se o caro amigo ainda pouca experiência profissional, pode e deve colocar part-times ou experiências pontuais relevantes (trabalhos de férias, serviços de voluntariado, associativismo, etc).

3. Educação e formação
sempre com a ordem cronológica em mente, do mais recente para os mais antigo, indique neste tópico os Seus dados sobre a formação, Começando no último que concluiu, Licenciatura, Ensino Secundário, etc.). Indique também outros tipos de formações como cursos temporários, acções de formação, workshops, etc. 

4. Competências pessoais
Ora é aqui que o caro amigo vai fazer toda a diferença e realçar-se dos outros candidatos. Esta é uma área de extrema importância, uma vez que, no meio de tanta concorrência, é aqui que o amigo vai fazer e lutar pela diferença. Deve indicar aqui, por exemplo:
Domínio de Línguas;
Competências técnicas;
Competências de comunicação;

5. Informação adicional



Quem é o amigo a nível pessoal?
Quais são os Seus Hobbies? Já fez voluntariado? Já publicou algum livro? escreve em algum Blog? Recebeu prémios ou já correu o mundo à boleia de estranhos? É aqui que pode e deve falar sobre Si (...claro que convém dizer só as coisas boas, veja lá!!!), mas lembre-se amigo, toda esta experiência de vida pode ser valorizada pelo empregador aquando da leitura do Seu Curriculum Vitae e pode marcar toda a diferença.

Em jeito de conclusão, hoje em dia e cada vez mais, qualquer pormenor, por mais insignificante que possa parecer vai fazer a diferença entre centenas de candidatos a uma oferta de emprego. Pense nisso!!!






Modelos de Apresentação de um Curriculum Vitae


O Curriculum Vitae deve ser algo muito simples e conciso, mas claro que, em algumas profissões faz todo o sentido ter outro tipo de modelo de apresentação. Quem trabalha em artes gráficas, por exemplo, deve apostar num portfólio que realce a sua criatividade ou em outros tipos de Curriculum Vitae em formatos diferentes, como vídeo, dvd, instalação artística, etc.
É de extrema importância que o Seu Curriculum Vitae esteja em permanente atualização. Nunca se esqueça disso, Não o deixe desactualizar porque a qualquer momento pode ter de o utilizar. (Não se engane na data por Amor de Deus...é do pior mesmo!!!!!)
Tenha muito cuidado com os seus perfis nas redes sociais. Hoje em dia não há nenhuma empresa que não investigue o candidato nas redes sociais antes de o empregar.




Nota Importante: um bom Curriculum Vitae não deve ser maior do que 3 ou 4 páginas. (e não tente reduzir o tipo de letra, aliás, o tipo de letra deve ser o mais legível possível, ARIAL 14 por exemplo, e evite a utilização de negritos)

E por aqui me fico para já caríssimo amigo.
Boa Sorte, Tudo de Bem e Volta Sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário