Dicas Para Entrevista de Trabalho - Primeiros Minutos

Olá caro amigo visitante aqui do blog QueroTrabalhoOuEmprego, aqui vamos a mais uma dica para que o sucesso lhe apareça rápidamente. Vou-lhe então falar sobre como se comportar numa entrevista de trabalho, mais precisamente, os primeiros minutos de uma entrevista de trabalho, que podem definir o resultado final duma entrevista de trabalho, para o bem ou para o mal. 

Como em qualquer contacto interpessoal e apesar de ser de mau tom avaliar alguém apenas com base numa primeira impressão, está mais que provado que a maior parte de nós formamos opiniões sobre os outros em meros 30 a 60 segundos num primeiro contacto. Mas por outro lado, também todos nós sentimos que, de alguma forma, estamos sempre mais abertos a ouvir com mais atenção e a aceitar descuidos de alguém com quem tenhamos simpatizado à partida. E embora as primeiras impressões que temos de uma pessoa serem obtidas em segundos, a verdade é que a tendência é para que sejam duradouras, claro que isto pode ser bastante preocupante para um candidato que à volta de de 30 minutos para provar o que vale. O que pode então o amigo fazer para causar uma boa impressão nos primeiros minutos de uma entrevista de trabalho? 
  • A sua avaliação da entrevista de trabalho começa ainda antes de chegar à entrevista, deve começar logo a causar uma boa impressão ao respeitar as instruções de candidatura de emprego que lhe foram dadas pela empresa. Se lhe foi pedido para enviar a sua candidatura de emprego para um determinado e-mail ou morada, faça-o. Se a empresa preferir que preencha um formulário de emprego, candidate-se dessa forma e assim sucessivamente. Não invente ;-)

  • Cumpra sempre as solicitações da empresa. Juntar uma fotografia, indicar o número do Cartão do Cidadão ou Contribuinte, indicar o ordenado que pretende auferir, etc. são pedidos que as empresas normalmente fazem entre outros. Se por acaso houver algum assunto que foi mencionado e que o amigo não queira abordar antecipadamente, então explique na carta de apresentação que terá todo o gosto (prazer é outra coisa ;-) ) em fazê-lo pessoalmente. Agindo desta forma, demonstra que não ignorou o pedido da empresa e que leu o anúncio com toda a atenção. sim caro amigo, é MUITO IMPORTANTE LER O ANÚNCIO DE EMPREGO COM TODA A ATENÇÃO.
  • Quanto ao vestuário Desigual, aposto num vestuário profissional. As pessoas são muito pouco tolerantes em relação aos que não seguem o padrão de vestuário formal. Assim como uma maquilhagem exagerada, barba por fazer, unhas mal cuidadas ou uns óculos de sol na cabeça, estes são alguns dos pormenores que saltam imediatamente à vista e que levam logo à tal primeira opinião que vão ter de si muito antes de começar sequer a falar. claro que tudo isto é relativo e deve ter sempre em consideração o trabalho ao qual se está a candidatar, se for um trabalho de pedreiro não se vai apresentar de fato e gravata e se for um trabalho de comercial não vai de t-shirt e calças de ganga Desigual. bom senso acima de tudo.
  • NUNCA deixe o entrevistador à espera. Mas também não chegue demasiado tempo antes. O ideal é chegar ao local da entrevista de trabalho cerca de dez minutos antes da hora marcada. Se for mesmo impossível, e se estiver a prever que não vai mesmo ser possível chegar a horas à entrevista de trabalho, avise antecipadamente o entrevistador que está atrasado e pergunte se ainda é possível a entrevista e se não for possível se pode remarcar para uma hora ou dia que seja oportuno ao entrevistador, demonstrando sempre a sua inteira disponibilidade.  Não invente desculpas esfarrapadas, é pior a emenda do que o soneto.Se simplesmente faltar sem dar qualquer justificação, é bastante provável que as suas chances sejam eliminadas não só relativamente àquele processo de recrutamento, mas também a futuros processos para aquela empresa.
  • Seja simpático com todas as pessoas com quem se cruzar. É muito normal os selecionadores perguntarem às rececionistas sobre os candidatos a emprego, por exemplo, para saber como se comportaram durante o período de chegada e de espera. 
  • Durante a espera da entrevista de trabalho, se estiver sentado à espera do entrevistador, levante-se imediatamente e quando ele chegar faça um sorriso cordial, espere sempre que seja ele a cumprimentá-lo. O aperto de mão deve ser firme e breve e com contacto visual. 
  • Caminhe sempre em passos firmes e atrás do seu entrevistador. Quando chegar à sala da entrevista, aguarde que lhe digam para sentar-se. Se lhe derem hipótese de escolher o lugar, opte por um que permita que seja bem posicionado em relação ao(s) entrevistador(es). 
  • Mantenha sempre o contacto visual com o(s) entrevistador(es) desde o inicio até ao final da entrevista, sem exageros claro. Se for entrevistado em simultâneo por várias pessoas, tente ir distribuindo o olhar, dedicando a mesma atenção a todas, mesmo que uma seja mais interventiva. 

  • Sorria! Mas sem exageros. Uma cara sorridente transmite entusiasmo e uma atitude positiva.
  • Espere sempre que a pessoa que o está a entrevistar acabe de falar, mesmo se já souber a resposta ou mesmo se esta estiver a dizer algo errado. NUNCA INTERROMPA o entrevistador, isto também se aplica claro, a atender o telemóvel. Desligue sempre o telemóvel antes de começar a ser entrevistado. A desculpa de que está à espera de uma chamada importante ou deixou o filho sozinho não é desculpa. Nada naquele momento deve ser mais importante do que o demonstrar o seu total interesse no trabalho em questão. Arranje soluções préviamente de modo que possa ficar incomunicável durante o período da entrevista de trabalho.
  • Agradecimento: O ato de agradecer é uma das regras básicas da convivência e da prática de boas maneiras em sociedade, e claro que isto se aplica à entrevista de trabalho. Além de agradecer quando se despedir. Pode também e só lhe vai ficar muito bem, demonstrar o seu interesse no trabalho assim como o seu carácter em termos de educação e sensibilidade através do envio posterior de  um email de agradecimento ao entrevistador por lhe ter dado a oportunidade de o ter recebido numa entrevista de trabalho.
E é tudo para já caro amigo visitante.
SINTA-SE LIVRE PARA DEIXAR A SUA OPINIÃO E COMENTÁRIOS, EU AGRADEÇO DO CORAÇÃO.

Boa sorte e SEJAMOS FELIZES!

Sem comentários:

Enviar um comentário